sexta-feira, 18 de junho de 2010

Até quando isso vai durar?

Você já se deu conta que enquanto você está aí se preocupando se engordou 2 ou 3 kg, há mais de centenas de milhões de pessoas morrendo de fome no mundo a fora?
Hoje ao sair de casa, me deparei com um menino de apenas 5 anos, ele veio me pedir uma moeda, ou qualquer outra coisa que fosse, dei-lhe o que tinha no bolso e o garoto abriu um baita de um sorriso! Por um lado fiquei feliz em ter “ajudado” (minimamente) alguém e também que naquelas condições o menino ainda conseguia dar um enorme sorriso por poucos centavos... Por outro lado, a imagem dele não me saiu da cabeça... Como uma criança pode viver daquela maneira? Aliás, como um ser humano pode viver assim? Ao chegar em casa resolvi fazer umas pesquisas sobre esse tema, sabia que era uma desigualdade grande, mas não imaginei que fosse tão gritante a esse ponto!
O relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) indicou que nesses últimos 30 anos o número de pessoas que vivem com renda abaixo de US$ 1,00 duplicou, a maior preocupação é que até 2015 o número de pessoas que vivem abaixo da pobreza suba para 240 milhões nos países menos desenvolvidos.
A cada 3,5 segundos morre um ser humano. A causa? Fome!
E não é por falta de dinheiro do governo, pois enquanto eles gastam bilhões de dólares para mandar homens para fora do planeta terra, crianças e mulheres passam fome, não pedindo mais que um pão.
A subnutrição crônica, quando não conduz “apenas” à morte física, implica freqüentemente na mutilação grave, que é a falta de desenvolvimento das células cerebrais nos bebês e a cegueira por falta de vitamina A. Todos os anos, dezenas de milhões de mães gravemente subnutridas dão à luz dezenas de milhões de bebês igualmente ameaçados.
Não consigo entender em como há pessoas que simplesmente não se importam com isso!
A ajuda que os países desenvolvidos oferecem aos subdesenvolvidos é de uma média de 0,22% do PIB, ou seja, é apenas um grão de areia em toda uma praia.
Os argumentos para não ajudar ninguém são sempre os mesmos: ainda não tem uma vida estável, ou ainda não tem o carro ou a casa dos sonhos, não viajou para aquele lugar que desejava... Mas imagina se VOCÊ tivesse nessas condições?
Eles não estão pedindo muito, se cada um de nós ajudarmos um pouco, essa mortalidade tende a cair pela metade.
Pensamos que só se vê essa subnutrição em outros países e tudo mais, mas não é, como eu disse logo no início do texto, é apenas virarmos a rua para vermos alguém assim, não precisamos ir tão longe, basta abrirmos os olhos para percebermos o quão desesperador está esta situação com a qual convivemos diariamente sem nem nos lembrar, ou não fazer absolutamente nada a respeito.
Vamos estender a mão ao próximo, ajudar nem que for com o mínimo que pudermos!
Infelizmente palavras não enchem barrigas, temos que agir, afinal é muito fácil falar de fome e miséria quando não se convive com ela.
E nós ainda reclamamos de comer as sobras do dia anterior, agora vemos o quão fúteis são as nossas obsessões.
ATÉ QUANDO ISSO VAI DURAR?

Por: Ana Paula Minari

Um comentário:

  1. A CADA SEGUNDO QUE PASSA ISSO VAI FICANDO MAS ABISURDO COMO UMA PESSOA PODE VIVER ASSIM? EU ME RECLAMO PORQUE INGORDEI MEIO QUILO MAS ISSO E UMA INJUSTIÇA CADE O PRESIDENTE DESSES PAISES QUE AS PESSOAS PASSAM ESSA SSITUAçao cade as autoridades isso sam um bando de pessoas que nao tem coraçao

    ResponderExcluir